Da série… Programinhas Leves

setembro 6, 2007 às 8:54 pm | Publicado em Da série..., Linux | 3 Comentários

Vou mostrar para vocês uns programinhas bem leves em GTK2, que eu descobri procurando por programas para meu Openbox no Arch. Não, ainda não é o grande tópico que eu estou prometendo, mas pelo menos é um post =)

1 – Gwget
Esse até que é bem conhecido, é um frontend em GTK para o wget, com suporte à pausar e continuar downloads, entre outras funções que tem o wget, com o plus de se esconder na tray. Quase todas as distros o mantém em seus repositórios, a exemplo do Arch Linux e do Ubuntu, então vocês não devem ter problemas para instalá-lo.

2 – Gqview
Foi exatamente o que eu procurei durante um tempo, com o Openbox, necessitava de um visualizador de imagens leve, que não necessitasse de libs estranhas nem míticas. Quase todas as distros o mantém em seus repositórios, a exemplo do Arch Linux e do Ubuntu, então vocês não devem ter problemas para instalá-lo.

3 – Transmission
Um gerenciador de downloads de torrent bastante leve, não cheguei a testá-lo 100%, mas me pareceu muito bom, além de ser bastante leve. Quase todas as distros o mantém em seus repositórios, a exemplo do Arch Linux e do Ubuntu, então vocês não devem ter problemas para instalá-lo.

4 – Galculator
Uma calculadora em GTK2, extremamente leve. Não sei se tem no Ubuntu ou em outras distribuições, mas no Arch ela pode ser encontrada no repositório extra do pacman.

5 – Nitrogen
Um gerenciador de papéis de parede, rápido, leve e fácil. Muito bom de se usar quando o WM, DE, o que seja, que você utiliza não tem suporte à desktop.
Dica: para restaurar um papel de parede que estava, basta abrir o Nitrogen com a opção --restore

6 – Gmrun
Um diálogo de comando para iniciação de programas, substituto do gnome-run e do kde-run. Aqui no Openbox está bindado para a combinação Alt+F2.

7 – Tea
Um editor de texto extremamente simples, ideal para trabalhos rápidos.  Verifique qual o pacote mais adequado para você, porque existe uma versão dele que necessita das libs do GNOME. No Arch Linux, o nome do pacote é tea-lite.

Bom, esses foram os programinhas, agora vocês tem mais um pouco de motivos para testarem o mundo dos programas leves.

Caso a sua distribuição não forneça os pacotes para estes programas, e não conseguiu achar o site oficial, deixa um comentário que eu verificarei.

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Opa, legal essa série! Pelo menos não sou o único viciado em programinhas leves hauiehae
    Outro legal é o epdfview. Um editor ultra-leve para PDF’s🙂

    Abraço!

  2. Nossa que isto como e que eu num usava este audacious!!Como?Me explica!Por isto que to tentando entra neste mundo livre a possibilidade de manipulação e acumulo de conhecimento e demais
    valeu pea dica

  3. Ae brother como que eu faço para que o Tea seja o editor de texto padrão no gnome? Eu já cliquei com o botão direito sobre um arquivo de texto e pedir para: “Abrir com Tea” o que acontece é que abre o Tea más não abre o documento. Se vccê tiver alguma idéia do que seja da um toque. valeu


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: